sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cinco Praias para você conhecer no Nordeste


1 – Icaraí de Amontada (CE)
Icaraizinho, como é carinhosamente chamada, já caiu nas graças dos cearenses, mas muitos que visitam a Terra do Sol não sabem onde fica e  as belezas que oferece a seus visitantes. Situada no litoral oeste do Ceará, na rota do sol poente, está distante 200 km de Fortaleza. Muito lembra a sua vizinha famosa, Jericoacoara, de 20 anos atrás. Uma vila de pescadores, rústica e charmosa, com vários atrativos naturais: dunas, mangues e lagoas. Há pousadas bacanas, como a Vila Mango e a Café Zapata, ideais para casais em Lua de Mel. De agosto a novembro a praia é “invadida” pelos amantes dos esportes náuticos, como windsurf e kitesurf, pois é considerada a melhor praia da região devido aos bons ventos.

A placa na entrada da cidade anuncia: “Venha para cá, Gostoso é aqui”. E não é que é verdade? Um mix de praias selvagens, recém descobertas aliadas a uma boa gastronomia. As opções de bares e pousadas se assemelham à Praia da Pipa, mas sem a badalação e agitação noturna. Quem frequenta Gostoso é do dia. A praia mais bonita é Tourinhos, que encanta por suas dunas petrificadas há mais de 2.500 anos e belíssimo por do sol. Os passeios pela região são diversos: piscinas naturais de peroba, farol do calcanhar (maior da América Latina) e muitas praias desertas. Assim como Icaraizinho, São Miguel do Gostoso é considerado um dos melhores locais das Américas para a prática de kitesurf e windsurf e atrai velejadores nacionais e internacionais. Se os brasileiros demoram, os estrangeiros já partiram na frente. Incrível como geralmente eles descobrem os destinos primeiro que nós.



3- Galinhos (RN)
De um lado o mar, do outro o rio, assim é a península de Galinhos, distante 170 km de Natal. Há apenas quatro anos despontou de fato para o turismo, porém seus atributos são de causar inveja: dunas, lagoas,manguezais e até salinas. Imaginem imensas dunas de sal às margens do rio – um verdadeiro espetáculo! Ainda não é tão fácil chegar aqui, o acesso é feito de barco a partir de Pratagil ou pela praia na maré baixa através de bugues e carros 4×4. O principal meio de transporte na península são as charretes (jumentos-táxis) que ficam à margem do porto e fazem transfers para praia de Galos e passeios como a ida à praia do Farol. Em Galinhos as opções são ainda restritas de hospedagens e restaurantes, mas indico a Pousada Peixe-Galo e o restaurante Irene, ambos em Galos, com atendimento exemplar sendo considerados os melhores da região.

A queridinha praia da Pipa já é bem conhecida por muitos. Porém como uma grande parte realiza apenas um bate e volta, deixa de conhecer outros cantinhos sensacionais, como a Praia do Madeiro. O acesso é um pouquinho difícil: através das pequenas trilhas e uma escada com 150 degraus de madeira que do Santuário Ecológico de Pipa ou deixando o automóvel em estacionamentos em cima das falésias e descendo-as pelos vários acessos com escadarias. Seu esforço será recompensado! Mar verdinho, águas calmas e mornas são um convite para um delicioso banho de mar. A Praia do Madeiro também abriga parte da Enseada dos Golfinhos, que começa na Praia do Curral, e costuma ser procurada para desova de tartarugas marinhas durante os meses de novembro a maio. Se tiver sorte como nós, poderá avistar golfinhos. Quando fui, eles nadavam bem próximos.

5 – Praia dos Carneiros (PE)
Sensacional! Localizada ao lado da famosa praia de Porto de Galinhas, Carneiros merece mais que uma simples visita. Pertence ao município de Tamandaré, que possui as praias mais desertas do litoral sul de Pernambuco, e possui requisitos que a elevaram ao patamar de uma das praias mais bonitas do Brasil: barreira de corais com formações de piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos, vastos coqueirais, e mar verde cristalino, perfeito para ser visitado na maré baixa. O acesso se dá através de propriedades particulares. A barraca Bora-Bora, apesar de cara, tem uma excelente infra-estrutura, principalmente para quem viaja com crianças.





Nenhum comentário:

Postar um comentário