segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dia 11 o que fazer nas ferias


Aproveite as férias para tirar fotos incríveis!



Quem aí gosta de fotografia? Eu sou apaixonada! Adoro tirar e posar. Aproveite as ferias para tirar muitas fotos das bagunças com seus amigos ! 

O cenário: não precisa construir um cenário fantástico para fazer uma foto legal. Uma parede branca pode ser um ambiente ótimo pra fazer uma sessão de fotos! O lance é se preocupar com os detalhes e fazer com que a pessoa/objeto a ser fotografado esteja hamônico em conjunto com todos os outros elementos da foto.

Iluminação: a luz natural quase sempre é a melhor opção para tirar fotos bacanas, principalmente quando você não tem equipamento de fotografia e iluminação avançados. Uma boa dica pra obter uma foto “suave” (sem sombras marcadas), é fotografar pelo amanhecer e entardecer, ou em dias nublados, quando o sol não vai incidir diretamente no nosso quadro.

Enquadramento: para não errar, aposte na regra dos terços, ou seja, imagine o símbolo do jogo-da-velha quando estiver olhando no visor da câmera. A ideia é posicionar o objeto/pessoa em um desses quatro pontos formados no enquadramento (onde as linhas do jogo-da-velha se cruzam). A probabilidade da foto ficar mais harmônica é muito maior!

A pose: para tirar fotos incríveis como as que a gente vê no tumblr, o lance é posar fingindo que não tá posando! Virar atriz e ajudar a contar a história do clique com seus movimentos corporais. A gente inclui todo o visual (roupa, cabelo, maquiagem, atitude) nesse pacote. Então tira a vergonha da cara e incorpora a modelo, gata! Hahaha

Photoshop: Quem não tem cão, caça com gato! Ou pra fotografia, quem não sabe usar a técnica, usa o Photoshop! Hahaha. Eu tiro todas as minhas fotos no modo automático, e depois jogo os efeitos no programa para dar aquela incrementada que faz toda a diferença.
Quando não consigo uma luz legal, no photoshop mudo o brilho, contraste, curvas, cores… Para quem curte os efeitinhos no estilo do tumblr, das câmeras lomo ou das fotos do Instagram, existem milhares de maneiras de aplicá-los no programa. O que eu mais uso é o plugin Color Efex Pro 3.0, da Nik Software, que tem efeitos incríveis! É só dar uma googlada que é fácil de encontrar pra baixar, e existem mil e um manuais na internet de como instalar.

Por último, se vocês querem uma dica realmente preciosa pra fotografar é: busque referências! Inspire-se, pense nas fotos que você acha legal, preste mais atenção nos detalhes, observe, observe e observe mais. A visão e a estética são as armas mais poderosas na hora de tirar fotos, e isso a gente adquire com muita pesquisa, experiência e com a ajuda do tempo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário